Em caso de infiltração o proprietário pode acionar conjuntamente o condomínio e o dono da apartamento acima do seu?

Enviado por : Síndico
  • Respondido por : RODRIGO M. BRUSTOLIN




  • A-
  • A+

Pergunta: O prédio contém três pavimentos, sendo o último composto de três coberturas. Existe um apartamento do segundo andar que está sendo afetado no teto da sala por infiltração. Alguns profissionais vistoriaram e não conseguiram detectar se o problema é ocasionado por problemas no piso da cobertura ou na estrutura do telhado do condomínio. Pode o proprietário do apartamento do segundo andar acionar conjuntamente o condomínio e o dono da cobertura acima do seu apartamento, na medida em que tal proprietário solicitou providências e até a presente data nada foi feito?

Resposta: No caso em tela, em nosso entender, é necessária perícia prévia a fim de se estabelecer a real responsabilidade pelas infiltrações. Caso seja oriunda de área comum (como o telhado), a responsabilidade é do condomínio; caso o problema decorra do piso do imóvel imediatamente acima, é deste a responsabilidade. A correta indicação de quem é legitimado passivamente a integrar a ação de reparação de danos é importante a fim de evitar ônus tanto a quem está propondo a ação como para aquele que, sem ser o responsável, é obrigado a se defender em juízo.

 

RODRIGO M. BRUSTOLIN – OAB/SC 19.562

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-11-20 21:55:20' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-11-20 21:55:20' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora