Imprimir esta página

Palestra orienta síndicos a melhorar o desempenho da gestão

Palestra orienta síndicos a melhorar o desempenho da gestão

 

A administração de um condomínio assemelha-se à de uma empresa. O síndico precisa estar atento à legislação, ao pagamento de tributos, ao planejamento, ser organizado e atender às expectativas dos moradores e usuários – os clientes.

A constatação é da administradora e contadora Rosely Benevides de Oliveira Schwartz, que proferiu a palestra gratuita Como reduzir custos e melhorar o desempenho da gestão condominial para cerca de 150 pessoas que lotaram o auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Florianópolis, dia 17 de março. A palestra foi promovida pelo Jornal dos Condomínios numa das várias ações previstas para este ano em comemoração aos 10 anos da publicação. Participaram do evento: síndicos, administradores de empresas e sindicatos ligados ao setor imobiliário de cidades da Grande Florianópolis, Balneário Camboriú e Itapema.

Durante duas horas e meia Rosely Schwartz ofereceu dicas ao público para gerenciar melhor os edifícios. Ela ressaltou que, com o crescimento das cidades, as populações migraram para a vida em condomínios e estão cada vez mais exigentes na prestação dos serviços. Para dar conta destas exigências, é necessário um bom administrador que seja capaz de gerenciar todos os equipamentos oferecidos pelos condomínios modernos e os possíveis conflitos provenientes da convivência em grupo.

Dentre as orientações da palestrante estão a de conhecer as expectativas dos moradores em relação às prioridades do prédio. “É preciso descentralizar a administração e estimular a participação dos moradores. Não é possível o síndico ser o único responsável por todas as decisões”, disse. Pesquisa de opinião, reuniões, a manutenção de caixas de sugestões e críticas em locais estratégicos estão entre as orientações para incentivar a participação dos condôminos.

Outra dica refere-se à transparência na apresentação de contas com relatórios que possam ser entendidos por todos. Temas como o controle dos gastos de água e energia elétrica, salário de funcionários, manutenção de equipamentos, bom relacionamento com funcionários e melhorias na comunicação também foram destaques da palestra.

A palestra contou com o apoio do SecoviMed saúde e segurança no trabalho, Sindicato da Habitação (Secovi) de Florianópolis/Tubarão; Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de SC (Sindesp) e Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de SC (Seac); Linger Segurança, empresa do Grupo Zanardo; Pontual Cobranças Garantidas; organização da Fiala Promoções & Eventos.