Gestores de condomínio: como buscar sucesso a partir da motivação e da comunicação

Gestores de condomínio: como buscar sucesso a partir da motivação e da comunicação

As temáticas da comunicação e da motivação prenderam a atenção de síndicos, gestores e administradores de condomínios durante a 10ª edição do Condomínio Summit, terça-feira, 25.09, em Balneário Camboriú.

Os assuntos foram transversais às palestras do contador e síndico profissional Rodrigo Machado, sobre condução de assembleias, e do apresentador de TV e coach Conrado Melhado, “Acredite em você e o mundo fará o mesmo”.

Os dois palestrantes deixaram diversas dicas sobre como buscar sucesso a partir da motivação e da comunicação. Conheça as 11 principais a seguir.


Potencializando a motivação

1) A motivação só é duradoura quando desperta do indivíduo para o seu exterior. Para estar motivado, é necessário acreditar nas suas potencialidades, capacidades e abandonar pensamentos que bloqueiam seu desenvolvimento e impedem que você aprenda e cresça. Comece a mudar seu modelo mental. Esta é uma estratégia poderosa.

2) Esses pensamentos limitantes são corriqueiros e nem sempre conscientes, como frases que repetimos, ideias fixas sobre determinado tema, regras condicionadas ou convenções. Todas essas estruturas de pensamento distorcem a realidade e nos fazem desistir de nossos planos.

3) Reconhecer as chamadas crenças limitantes em si mesmo é o primeiro passo para o indivíduo mudar e acreditar em seu potencial. Duas perguntas ajudam a começar esta investigação:
“Quando paramos de acreditar em nós mesmos?”
“Como podemos reverter isso com conhecimento e sabedoria?”

4) Quando você parar diante de um pensamento limitante identificado, deve se comprometer em estar aberto para ouvir e absorver opiniões diferentes, e então irá considerar que cada experiência é única, que isso torna possível alcançar seus objetivos, com planejamento e disciplina.

5) Ao confiar em si, resgate seu verdadeiro sonho. Não vida a vida e os objetivos de outra pessoa, porque isto não lhe fornecerá motivação suficiente. Formule suas próprias metas e as ações para chegar até elas.

6) Nessa trajetória de autoconhecimento e conquista, você deve encarar como aprendizado e aperfeiçoamento aquilo o que antes veria como derrota. Se isto servir para que você encontre novos caminhos e não repita os mesmos erros, você pode considerar que tudo em sua vida são vitórias.

7) É na adversidade que se encontram as oportunidades. Em vez de imaginar um dia de insucesso como derrota, basta pensar que só há uma forma de crescimento profissional, que é superar desafios.

8) Quando você focalizar seu sonho, lembre-se de que o sucesso depende da visão clara do objetivo final. Trace metas, mas vislumbre a situação em que você quer se encontrar quando o processo estiver concluído.

 

Conradosummit

Conrado Melhado


Exercendo a comunicação eficaz

9) O papel do síndico no condomínio exige habilidades comunicacionais. Busque desenvolvê-las para saber ouvir, compartilhar conhecimento, lidar com os próprios sentimentos e atitudes e os de outras pessoas, a fim de transmitir confiança aos moradores.

10) É claro que um síndico precisa ter habilidade política, de diálogo, buscar o consenso, mas há um importante ponto de atenção a ser percebido: atingir o resultado de sua assembleia ou reunião é o mais importante. A satisfação pessoal de manter a boa convivência não resolve o problema, por isso não é esse o seu foco principal. Seja respeitoso, conduza a conversa com polidez, mas seja objetivo ao transmitir a mensagem.

11) Quando as relações forem desafiadoras com uma pessoa ou grupo, tente focar suas energias e ações durante a conversa no objetivo do condomínio, sem desviar a atenção para o impacto das ações de outros. Assim você poderá conduzir melhor o processo, com tranquilidade e assertividade.

Além da responsabilidade gerencial do condomínio, o síndico também se torna um espelho do mesmo, deixando transparecer para os condôminos seus problemas ou êxitos, servindo como referência para os que ali residem.

 

Portal CondomínioSC e o Jornal dos Condomínios são apoiadores institucionais do Condomínio Summit. Siga a agenda do evento itinerante no site.

O evento é uma realização Condomínio Summit, e contou com a organização de SCOND Soluções para CondomíniosExato Condomínios e ContabilidadeGrupo Adservi Level One Sistemas de Segurança e Automação.

O patrocínio foi das empresas Duplique Santa CatarinaAltipisos e Sicredi, contou com o apoio de Revista Segurança EletrônicaISC Brasil e das empresas ADF AdministradoraAmpla & Sulema Administração e Assessoria CondominialApoio Assessoria CondominialBacca Lenzi Administração de Condomínios Ltda.Condominium Assessoria ContábilContabilidade Gêmeos, Dataceni CondomíniosDelta ImóveisGrupo Uptime, HZ Assessoria Contábil e Condominial e Inova Condomínios.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Nos 17 anos do Jornal dos Condomínios, gostaríamos de saber: quem é você, usuário do portal?

Sou síndíco morador - 28%
Sou síndico profissional - 10.6%
Trabalho em empresa administradora de condomínios - 9.9%
Trabalho em um escritório de contabilidade - 4.6%
Pretendo ser síndico profissional - 11%
Não tenho ligação, mas sou morador e quero ter uma participação mais ativa no condomínio - 17.7%
Outros profissionais do setor - 17%

Total votos: 282
A votação para esta enquete foi encerrada em: Setembro 18, 2018
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-10-15 10:46:57' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-10-15 10:46:57' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora