Evento comemora aniversário de 15 anos do Jornal dos Condomínios

Palestra sobre a Norma ABNT 16280 reuniu 300 convidados, entre síndicos, administradores e representantes de empresas de diversas áreas de serviços.
Evento comemora aniversário de 15 anos do Jornal dos Condomínios

 

Em meio à correria sempre presente na rotina dos síndicos, o evento que marcou o aniversário de 15 anos do Jornal dos Condomínios, em 31 de março, reuniu cerca de 300 participantes, entre profissionais da área, administradores e representantes de empresas de diversas áreas de serviços ligadas ao setor condominial. O evento contou com palestra sobre a Norma ABNT 16280, com foco na responsabilidade do síndico nas reformas em edificações. Também foi lançado o aplicativo do portal Condomínio SC para tablets e celulares, disponível gratuitamente na Play Store (android). O App oferece um guia de fornecedores para condomínios, com várias opções de filtros para facilitar a busca.

A DSC 1131 FGS
Cristina Santana e Rogério Santana, diretores da FGS Construtora.

Angela Dal Molin, diretora do Jornal dos Condomínios abriu a palestra que foi realizada no espaço de eventos do Centro Empresarial Terra Firme, em São José. Além de falar sobre os 15 anos de história da publicação, Angela apresentou ao público o novo aplicativo do portal Condomínio SC para tablets e celulares. Gratuito, o dispositivo oferece um guia de fornecedores para condomínios, com várias opções de filtros para facilitar a busca.

A Grupo Adservi
Equipe Grupo Adservi

“O Jornal dos Condomínios sempre acreditou no papel do síndico como uma força social, que vai além das fronteiras dos edifícios. Uma liderança que pode melhorar o condomínio onde vive e o seu entorno. Ser síndico é um exercício de cidadania, por isso, contem sempre conosco”, agradeceu Angela ao encerrar seu discurso. A diretora ainda recebeu uma placa de homenagem das empresas SCond Condomínios Inteligentes, Grupo Adservi, Exato Condomínios e Contabilidade, Duplique Santa Catarina e FGS Construtora.

Depois da abertura, foi a vez da palestra sobre a Norma ABNT 16280, com Giovani Bonetti, arquiteto e vice-presidente do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e Evandro Wiethorn engenheiro civil, sócio-proprietário da Planeo Engenharia de Planejamento e Pericias.

A Duplique
Equipe Duplique Cobranças, acompanhado por síndico de Florianópolis

Por quase uma hora, Bonetti e Wiethorn explicaram que o escopo da norma 16.820 é manter a integridade e o desempenho da edificação, definindo a responsabilidade dos síndicos com as obras de modificações nas áreas privativas e comuns. De forma clara e objetiva, os palestrantes destacaram que todas as alterações nas unidades têm de ser informadas aos síndicos. “Qualquer intervenção é uma responsabilidade, por isso, é preciso um plano elaborado por um profissional, atendendo as leis e normas vigentes para garantir a segurança”, ressaltou Bonetti.

Incumbências e encargos

Em assembleia, o síndico pode definir regras baseadas na Norma ABNT 16280 e incluir na convenção do condomínio. “Essas regras são importantíssimas, porque sabemos que toda obra causa transtorno, então, quanto mais claro estiver na convenção, mais fácil será para dirimir esses transtornos”, acrescentou Bonetti.

A Exato Condominios Contabilidade
Equipe da Exato Condomínio e Contabilidade

 

É dever do síndico agir imediatamente em riscos eminentes à edificação, devendo, também, vistoriar a conclusão da obra e, ainda, cobrar o termo de conclusão atualizado. “Independentemente de ser uma pintura ou uma obra mais complexa, é importante ter um acompanhamento, porque essas atividades fragilizam a segurança”, explicou Wiethorn. Os palestrantes alertaram ainda que toda a documentação deve ficar devidamente arquivada, estando disponível para consulta, sendo responsabilidade do síndico sua guarda.

Após a palestra os profissionais responderam perguntas dos síndicos presentes em um debate que contou ainda com a participação do advogado Ebertton de Melo, da MSZ Advogados Associados, Everton Pitz, CEO na Publichess e SCOND, e Rodrigo Machado, síndico e administrador de condomínios.

A Reiki Arte Vidros
Equipe BBa sistemas para envidraçamentos e da Arte & Vidro, revendedor autorizado da marca em Florianópolis e região

A noite, que foi realizada com o apoio da CAU/SC, Secovi Florianópolis / Tubarão (Sindicato da Habitação), foi encerrada com sorteio de brindes.
O evento foi viabilizado com patrocínio das empresas Duplique Cobranças Santa Catarina, Grupo Adservi, Exato Condomínios e Contabilidade, FGS Construtora e Arte & Vidros, revendedor autorizado REIKI.

Patrocinadores

Duplique Cobranças Santa Catarina
Grupo Adservi
Exato Condomínios e Contabilidade
FGS Construtora
Arte & Vidros, revendedor autorizado REIKI. 


Confira as fotos do evento:

 
  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-06-24 17:21:00' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-06-24 17:21:00' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora