2014

   

Regras para o uso de salão de festas

31 de outubro de 2011 •

Regras para o uso de salão de festas

O salão de festas do condomínio é um espaço democrático que pode ser usado por todos os moradores. Mas é preciso ter regras para o bom uso e para garantir a preservação do patrimônio. A síndica Daysi Cario, do condomínio Porto da Trindade, no Bairro Trindade, em Florianópolis, afirma que entrega um termo de compromisso, que deve ser assinado quando o morador solicita a utilização. “Desta forma, a pessoa já fica ciente se houver algum descumprimento das normas e, caso haja, haverá multa”, explica. O horário limite é até a meia-noite.

Dentre as regras previstas na convenção e no regimento interno está a de não fixar nada nas paredes. Foram colocados ganchos no teto e nas paredes para evitar que sejam colados objetos de decoração. A síndica conta que o espaço foi reformado há um ano: passou por obra de acústica para minimizar o barulho, um dos problemas enfrentados por quem usava o salão. “Agora o barulho diminuiu, mas mesmo assim há horário para terminar a festa”, destaca.

Outra determinação é de que o condômino recebe o local limpo e paga uma taxa de limpeza. Também é preciso levar a própria louça a ser utilizada e, no dia da festa, é feita a leitura do relógio de luz na entrada e na saída. A reserva deve ser feita com três meses de antecedência e o salão fica disponível às quintas, sextas, sábados e domingos.

No condomínio Plaza Viena, no Centro da Capital, há três salões diferentes e há regras para o uso do espaço. Para usar é preciso fazer a reserva com até quatro dias de antecedência e há o pagamento de uma taxa de R$ 30 pela utilização do local. Se preferir, o morador faz a limpeza ou então paga R$ 50 para que a faxina seja feita. “Há um bom convívio e respeito e não registramos problemas em relação ao uso do espaço”, afirma o síndico Vitor Warken Filho.

Para a boa convivência

O uso do salão deve estar previsto na convenção e também pode estar registrado no regimento interno.
Colocar as informações sobre as regras em circulares, avisos em corredores e também no salão de festas estão entre as dicas para conscientizar os moradores. O envio de correspondência a cada apartamento também pode ser feita.

Além de deixar as regras bem determinadas na convenção, regimento interno e circulares, nunca é demais reforçar formal ou informalmente em assembleias, como lembrete.

Fonte: Fábio Fabeni, advogado que atua na área de condomínios

Tags:

 

Comente no Facebook

comentários

Related News

Coberturas: taxas devem ser analisadas em convenção
O tempo como aliado do gestor condominial
A busca de conhecimento é fundamental para exercer uma gestão de qualidade

Um comentário

  1. sindico PACHECO
    31 de outubro de 2011 às 20:13

    GOSTEI MUITO DA MATERIA, POIS TIVE UM PROBLEMA EM NOSSO CONDOMÍNIO COM REFERÊNCIA AO SALÃO DE FESTA, POIS EM NOSSO REGIMENTO INTERNO TEMOS UM ART, SOBRE A UTILIZAÇÃO DO SALÃO DE FESTA QUE DIZ O SEGUINTE; ART,34 OS DANOS CAUSADOS AO SALÃO ÀS MOBILÍAS OS ELETRODOMÉSTICOS E UTENSILIOS CORRERÃO POR CONTA E RESPONSABILIDADES DO REQUESITANTE QUE PAGARÁ PELAS REPARAÇÕES E CONSERTOS. POIS UM MORADOR FÊZ A RESERVA E ENTREGOU O SALÃO COM UMA MESA QUEIMADA, FOI NOTIFICADA A PAGAR A MESMA, EM SEU BOLETO . O MORADOR SE RECUSA A PAGAR, SE NÃO HOUVER O PAGAMENTO COMO DEVO PROCEDER A/TT .PACHECO.

Deixe um comentário em nosso site

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

POLÍTICA DE MODERAÇÃO DE COMENTÁRIOS:

A legislação brasileira inclui a possibilidade de se penalizar blogs e sites pelo conteúdo publicado, mesmo comentários de terceiros. Portanto, o Portal CondomínioSC se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, invasão de privacidade pessoal ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos diferentes do tratado no site também poderão ser eliminados.